Mulheres Reflexões

Reflexão: autoestima

11/04/2017
autoestima
Ah! Tenha autoestima!
A beleza está nos olhos de quem vê!!
Você é linda! Se aceite linda! Você é o que é!
Você só tem duas opções, na vida:
  1.  ou passa a vida sofrendo por não ser do jeito que você gostaria que fosse! E, acredite, você vai continuar não sendo!
  2.  ou aceita de uma vez por todas e aprenda agradecer por você ser quem é e busque mudar, sem loucuras, aquilo que pode ser mudado!

Já passei anos da minha vida na primeira opção! E, honestamente? Não adiantou de nada!! Ou melhor, adiantou sim! Para eu ter certeza de que NUNCA, nessa vida, vou ser a GISELE BUNCHEN ou a PAOLA OLIVEIRA, por mais que eu pensasse e buscasse me sentir como elas, a lei da atração não funciona bem para esses casos! Acredite! Já testei ela por você, portanto, não perca seu tempo tentando!

Brincadeiras à parte, a verdade é que, eu ter ficado agarrada à primeira opção por pelo menos 27 anos, me levou ao fundo do poço da autoestima!
autoestima

No fundo do poço da autoestima

Eu me achava tão feia, tão velha, tão gorda e sem graça, que ficava feliz quando alguém queria sair comigo! Eu aceitava a atenção e o carinho de qualquer um que demonstrasse o mínimo de interesse por mim, porque eu acreditava que se o outro me achasse bonita ou interessante é porque eu deveria ser, mas quando o outro ia embora… Bah!! Daí o fundo do poço não servia, então eu fazia questão de “cavar” um pouco mais, para enterrar minha cabeça inteira e só desejava ficar lá por alguns anos!!
Entende o que quero dizer?
Busquei por anos, ser do jeito que eu achava que o outro iria gostar ou me aceitar mais, mas esse movimento só me levou a perder da minha própria identidade, já não sabia mais quem eu era! A verdade é que me tornei um espelho numa moldura oca, refletia a todos, mas eu era vazia!
Já não sabia mais do que gostava de comer, do que gostava de vestir, dos lugares que gostava de ir, das músicas que gostava de escutar, do grupo de amigos que eu gostava de estar! Tudo isso variava, de acordo com os amigos ou pessoa com quem eu estava! Não tinha mais a minha própria identidade!
autoestima

O resgate

O resgate da minha autoestima começou, quando eu cansei de chorar, por me sentir sozinha e quando eu decidi aceitar a mim mesma!
Aceitar que sou o que sou!
Baixa, alta, gorda, magra, nova ou velha, branca, negra, asiática, amarela, ruiva, ou vermelha, “pobre” ou “rica”, com diploma ou sem, dentes perfeitos ou não, quadril largo ou não, cabelo longo ou não!
Não importa… o que importa é que decidi parar de desperdiçar tanta energia  criativa com as lamentações, julgamentos e comparações e decidi investir essa energia na aceitação, na auto-aceitação e buscar mudar ou conquistar logo, tudo aquilo que eu, realmente, acreditava que podia!
autoestima
Há uma hidroelétrica inteirinha de energia dentro de nós, o problema é que desperdiçamos essa energia, quando decidimos investi-la no E SE…
E se eu fosse magra…
E se eu fosse alta…
E se eu fosse rica…
E se eu fosse mais jovem…
E se eu fosse inteligente…
E se eu fosse corajosa…
E se eu fosse fornada…
E se eu tivesse dinheiro…
E se eu fosse casada…
Se eu fosse solteira…
Dá para listar, fácil, mais de 55 bilhões de exemplos de E SE…. Tá exagerei! rsrs Mas acredito que esses são os top 10!
Mude o que possa ser mudado!
Mas aceite! Se aceite! Você é o
Para mudar tudo, tudinho… Só nascendo de novo! rsrs

Aceitação é o segredo

Quando a gente se aceita, aprendemos a nos ver, a nos entender e respeitar, aprendemos a ver a nossa verdade, não nos sentiremos mais sozinhos, porque estamos nos preenchendo de nós mesmos, então, FALAR NÃO se torna fácil, já que,  não dependo mais da aprovação, do amor ou do carinho do outro para me sentir feliz!
Aceite sua história de vida, aceite sua família, aceite seu corpo! Esse três pontos, NÃO IRÃO MUDAR!
TUDO É O QUE É!
Só que você não é refém da sua história!
Você é um produto das suas escolhas!
No momento em que  ACEITAMOS a forma como vemos a nós mesmo, mudamos a forma como vemos o mundo, então, mudar aquilo que pode ser mudando, se torna, um tarefa mais fácil!
🙏🏻❤️
Fernanda Fontoura 
@fontourafer
Terapeuta de raizes indígenas, que trabalha com o resgate da energia do Feminino, espiritualidade, energias e no despertar da cura de padrões de comportamentos repetitivos.

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um Comentário