Conhecer seu próprio corpo também é uma forma de autoconhecimento. Saber sua silhueta pode te ajudar a aumentar a autoestima e conhecer novas formas de vestir que te deixem mais confortável em seu próprio corpo. Por isso, reuni informações para te auxiliar a descobrir qual é sua silhueta e, com isso, destacar os pontos que mais ama em si mesma.
A silhueta pode ser definida como o formato do seu corpo, ou o desenho de suas curvas.
Usamos 5 representações geométricas básicas, que apesar de não representarem 100% os corpos de mulheres, são a forma prática e funcional utilizada quando o objetivo é direcionar o entendimento. São elas: Triângulo, triângulo invertido, oval, retângulo e ampulheta.
No entanto, o formato de sua silhueta depende muito da sua estrutura corpórea e tem influência de uma série de fatores genéticos. Lembre que tais fatores modificam sua estrutura óssea, deposição de gordura no seu corpo e até mesmo o local em que esteja propensa a reter de líquidos.
Reconhecer o próprio corpo
Lembre que sua silhueta não deve limitar o que você vai vestir.
Conhecer seu formato deve proporcionar liberdade para ressaltar pontos que ache positivo em seu corpo. Além de vestir-se de acordo, você pode usar esse conhecimento para valorizar regiões que sinta que te favorecem.
Outro ponto a ser destacado é que reconhecer o próprio corpo pode ajudar a harmonizar sua estrutura. A silhueta serve como guia na manutenção do equilíbrio de sua imagem.
Silhueta depois dos 40
A silhueta de algumas mulheres pode passar por mudanças após os 40 anos. Dentre essas mudanças são relevantes, principalmente, as alterações hormonais completamente normais e saudáveis que todas enfrentam nesse momento.
É comum que, com essas alterações, o corpo da mulher venha a sofrer mudanças no formato de sua silhueta. Por isso é importante fazer as pazes com o espelho e conhecer seu desenho com atenção.
Como descobrir sua silhueta
Se preferir, pode pedir ajuda de outra pessoa, mas você pode fazer a análise sozinha com o auxílio de um espelho, fita métrica e algumas dicas básicas.
Utilizamos 3 dimensões fundamentais do corpo:
-
Ombro;
-
Cintura;
-
Quadril.
Pegue sua fita métrica e tire as medidas da circunferência de cada uma das dimensões acima. Essas medidas são importantes porque a definição de sua silhueta é feita em cima da proporção entre elas.
Com esses pontos em mente, confira as informações gerais de cada silhueta para que possa analisar a proporção e descobrir a sua:
Qual a sua silhueta?
1. Triângulo:
Também chamado de pera, é o formato mais comum entre as brasileiras. Essa silhueta pode ser compreendida como a marca da sensualidade já que o quadril tende a ser mais largo que os ombros que, por sua vez, tem menor medida. Algumas vezes essa medida sofre alteração quando o busto é proeminente mas, em geral, a parte superior do corpo da mulher com formato triângulo é menor que a parte inferior. Confira como valorizar seus pontos positivos.
2. Triângulo invertido:
A mulher de corpo triângulo invertido tem o busto ou os ombros maiores que o quadril. Em geral, o ombro tende a ser mais musculoso e malhado tendo maior medida que a cintura, e o quadril consideravelmente menor. Uma informação que pode ajudar é que mulheres com formato do corpo em triângulo invertido tem pernas, em geral, mais finas e peitoral e costas mais largos. Confira aqui como valorizar seus pontos positivos.
3. Oval
O corpo que apresenta uma silhueta oval, em geral, não tem a cintura marcada de forma tão extrema. A região do corpo com maior medida é a barriga e a cintura. Mas o arredondamento do formato pode ocorrer na região do estômago, que se destaca, enquanto os ombros e o quadril tem menores medidas. Confira como valorizar os pontos positivos da sua silhueta.
4. Retângulo
Nos corpos retangulares a cintura também não é definida. As proporções entre os ombros, a cintura e o quadril são quase iguais, e suas medidas têm números aproximados. Ou seja, o quadril nos corpos de formato retangular tende a ter a mesma largura dos ombros. As mulheres tendem a ser mais magras e pouco curvilíneas. Confira como valorizar seus pontos positivos.
5. Ampulheta
Essa silhueta é curvilínea. As medidas do ombro e do quadril são aproximadas, e a proporçãoe entre ombro e cintura e quadril e cintura não as mesmas. Vale lembrar que é provável que a cintura seja relativamente mais fina, dando a sensação de corpo violão, daí ampulheta. Confira como valorizar seus pontos positivos.
Lembre-se que todas as silhuetas podem ter prós e contras, dependendo de suas preferências pessoais e que essas informações podem te ajudar a dar destaque ao que mais gosta.
No meu instagram, @estilodepoisdos40, mostro em vídeo como obter essas medidas. Além disso, sempre dou dicas de estilo para cada silhueta. Me siga e acompanhe!