A escolha de um modelo ideal de óculos é um desafio para muitas, ainda mais que o mercado proporciona uma variedade de modelos, cada um mais lindo do que o outro. É na hora que a vendedora começa a mostrar os produtos que nos deparamos com aquela quantidade enorme de modelos, cores, lentes e formatos diferentes, e praticamente enlouquecemos e ficamos sem saber o que escolher.
E o problema não está só na escolha do modelo mais bonito, o real ponto a se considerar é: qual armação se adequa melhor ao formato do meu rosto?
Entretanto, existe uma técnica que ajuda (e muito!) na hora de escolher o modelo de óculos e é sobre isso que falarei nesse post.
Vem comigo!
Um modelo de óculos para cada tipo de rosto
Existem quatro tipos de rosto: redondo, quadrado, triangular e oval. O primeiro passo é identificar qual o formato do seu rosto.
Após isso, você deve saber que a primeira regra para a escolha do modelo de óculos é entender que ele precisa contrastar com o formato do seu rosto, como em uma dinâmica de contraposição.
Como identificar seu tipo de rosto?
Muitas vezes nos confundimos com o formato do rosto que cada pessoa tem, já que um formato pode ser muito parecido com o outro, por exemplo, com alguém que tem o rosto oval ou redondo. Portanto, é importante prestar atenção a alguns detalhes.
O rosto oval é famoso por sua suavidade e delicadeza, ou seja, uma forma cujos ângulos são mais sutis, quase imperceptíveis. O rosto redondo, por outro lado, tem uma testa curta e um queixo proporcionalmente largo ao seu comprimento.
Já o rosto quadrado tem lados retos. É por isso que todos os elementos que o compõem – testa, queixo, maxilares – são simples.
A face triangular, por outro lado, é composta por uma testa larga e uma mandíbula estreita.
Também existe uma face longa onde a largura é muito menor que o comprimento, independentemente da forma.
Agora vejamos qual o melhor modelo ideal de óculos para cada tipo de rosto:
Rosto oval:
Esse é o formato de rosto que é considerado o ideal, em razão das proporções, que são as mais equilibradas possíveis.
Como não há contrastes nas curvas do rosto, há poucas chances de erros, pois, a maior parte dos modelos acaba se adequando corretamente. A única orientação aqui é não exagerar na medida dos óculos, para não quebrar o formato ponderado do próprio rosto.
Rosto redondo:
A principal característica desse formato de rosto é o aspecto circular e não tem erro para observá-lo.
Ao escolher os modelos de óculos para esse tipo de rosto, adicione contraste às curvas e evite aqueles que acompanhem a forma arredondada. Opte pelos quadrados ou retangulares, como uma forma de contrapor a própria dinâmica da face.
Rosto triangular:
A principal característica desse formato são as maçãs do rosto evidenciadas. A ideia do coração surge quando se observa que a parte de cima é mais larga, fazendo jus ao nome.
Para esse modelo de rosto, opte pelos óculos redondos ou aviadores, pois, eles disfarçam o contraste entre a testa e o queixo.
Rosto quadrado:
Esse formato de rosto é caracterizado pelo queixo proeminente. Mas, além disso, esse rosto pode ser identificado ao traçar uma linha reta entre a testa e o maxilar, se eles estiverem alinhados, o rosto é retangular ou quadrado.
Como as linhas do rosto são retas, os óculos devem contrastar, portanto, opte pelos modelos arredondados, que irão criar um equilíbrio visual. Outro modelo de óculos indicado é o de gatinho, assim como as armações em cores neutras.
Espero que a partir de agora você já não sofra mais tanto para escolher um modelo de óculos.
Gostou desse post? Então assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades.
Beijos,
Grazi.