Decor Entrevistas Mulheres

Mulheres Que Inspiram: Empreendedora Claudia Brandão, fala sobre Mudança de Carreira

19/05/2020

Mudar de profissão requer coragem em qualquer fase da vida, na maturidade então mais ainda! lá na juventude quando decidimos uma carreira, acreditamos que será aquele papel que desempenharemos pelo resto da vida profissional, para algumas pessoas realmente é assim, porém, a vida às vezes reserva outros caminhos e com o tempo e maturidade, é normal que você pense em tentar algo novo. Ficar presa à um cargo que já não te satisfaz, mesmo que seja bem remunerado, que te afasta das pessoas que você ama e te cansa é péssimo para saúde e autoestima.

Realização profissional não deve ser só relacionada a dinheiro, se colocar em primeiro lugar nesses casos é algo essencial para a sua qualidade de vida. Sem falar que aprender um novo ofício, traz um mundo de novidades e oportunidades, já dizia Confúcio “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.”

Mulher inspiradora

Cláudia Brandão, uma mulher corajosa, engenheira eletricista de formação mas se encontrou de verdade no design de interiores e hoje tem a sua própria marca Claudia Brandão Home Collection. Ela produz decorações de mesa posta com design autoral de estamparia e produtos personalizados, com propósito de atribuir beleza, organização e encantamento que despertam e aguçam sentimentos de bem-estar e acolhimento em momentos de celebração e lazer.

Q&A

1.Quais motivos te levaram a mudar de profissão?

Havia um bom tempo que eu estava fazendo a mesma coisa ano após ano, tinha estabilidade e era bem remunerada, mas o dia a dia estava cansativo e muito árido. Me inscrevi em uma pós graduação na área de projetos de iluminação. Essa pós graduação era voltada para arquitetos e engenheiros, e como engenheira e muito motivada pelo assunto resolvi cursar. Era para ser uma forma de combustível para dar suporte aos meus dias de semana sem motivação, mas acabou sendo o que me fez realmente fazer a transição de carreira. Montamos um escritório especializado em projetos de iluminação com a minha sócia e aonde fiquei por 4 anos da minha vida profissional. Mas ao final desses 4 anos resolvi vender a minha parte na sociedade. Nessa ocasião meu marido e sócio estava precisando de ajuda em um escritório de engenharia. Resolvi encarar a parte administrativa e financeira afinal era nosso negócio. Com o tempo a estreita proximidade com ele e a atividade não me agradaram por completo, resolvi trazer meu escritório para dentro de casa e reduzi as minhas atribuições na empresa. Foi quando comecei a desenhar muito no Corel, coisa que eu já fazia bastante quando queria criar algum tema de festa infantil para meu filho ou filhos de amigas. Por gostar de mais do universo da mesa posta e recepções, resolvi testar meus desenhos em rouparia de mesa. E assim nasceu a minha marca, em que sou a própria designer.

2.Você analisou os prós e contras antes de mudar?

Com certeza analisei, e sabia que por um momento teria que apertar o cinto para poder investir na nova carreira. Mas por outro lado sabia que tinha meus pais e meu marido que me apoiavam tanto emocionalmente quanto financeiramente.

3. O que te fez escolher trabalhar com mesa posta?

Desde muito pequena gostava de arrumar a mesa e a casa para os jantares dos meus pais, dessa forma minha mãe somente se preocupava com a comida e bebidas, pois sempre me dispus a ficar com a parte da sala. Por gostar muito do assunto, sempre estava atenta às revistas, televisão e até as mostras de arquitetura e decoração que frequentava sempre. Quando comecei com a minha marca já tinha a minha própria casa e consumia muito os produtos de mesa posta.

Meu propósito com a minha marca é enaltecer a arte de “bem receber” e contribuir para que anfitriões possam promover experiências memoráveis, alegres e sofisticadas, por meio da utilização de itens que contemplem atributos sensoriais e marcantes.

4. Você se considera mais realizada que antes?

Com certeza, como tenho o meu próprio negócio hoje consigo ter flexibilidade e acompanhar o desenvolvimento do meu filho que tem 8 anos. Além disso, hoje eu crio peças versáteis e que se adaptam aos diversos momentos do dia e em diferentes ocasiões (festas, aniversários, jantares, outros), desta forma sei que tenho trazido muita satisfação e alegria para as mesas das minhas clientes, o que me realiza bastante.

5. Me fala um pouco sobre a Claudia Brandão Home

A Claudia Brandão Home é a minha marca de rouparia de mesa, que tem como intuito trazer beleza e elegância em produtos de mesa posta com design autoral de estamparia, itens personalizados, acabamentos especiais, além de acessórios que valorizam a arte de bem receber. Desenvolvemos itens com atributos estéticos e acabamentos especiais, sofisticados e modernos, e que priorizam a organização, a valorização dos convidados e zelo nos momentos de celebração. Todas as peças são sempre produzidas com matéria prima que proporciona praticidade no manuseio e conservação das peças, uma vez que são fáceis de lavar, armazenar e manter no dia a dia.

6.Você é extremamente caprichosa, suas mesas são lindas e de muito bom gosto, mas pode citar um ponto imprescindível numa mesa posta?

Obrigada Grazi pelos elogios, acredito que criatividade, bom senso e algum item de família. Acho imprescindível colocarmos o nosso toque, algum detalhe que faça o seu convidado achar que a mesa está “a sua cara”. Bom senso no sentido de poder ousar sem criar constrangimentos, visto que algumas regras de etiqueta sempre devem ser respeitadas. E alguma peça de família que sempre trará um aconchego ou até mesmo charme para a mesa.

7.Quais suas fontes de inspiração para fazer as estampas da Claudia Brandao Home?

Muitas são as minhas fontes de inspiração! Marcas nacionais e internacionais tanto de tecidos quanto de porcelanas. Mostras de decoração, sempre fico atenta às tendências de cores que estão sendo usadas em salas de jantar e cozinhas. Sites internacionais e principalmente viagens! Adoro fotografar e trazer referências de imagens, paisagens e principalmente padrões. Recentemente minha viagem à Portugal vem me inspirando a cria algo com padrões de azulejaria e tons como azul, branco e amarelo. Uma viagem que fiz para Miami e Palm Beach trouxeram me muitas referências de padrões geométricos e assim por diante.

8.Qual a dica ou o que você pode falar, para alguém que pensa em mudar de profissão?

Difícil responder essa pergunta, pois não sei se há uma fórmula para isso. Só sei que se faz necessário estudar muito o seu novo nicho de mercado. Saber que irá precisar de dinheiro para ou investir (seja em cursos, graduações ou especializações, seja na abertura de um novo negócio), ou manter-se caso no início a nova atividade não seja tão rentável. Escolher algo pelo qual sente muito amor ou prazer em fazer. Veja sempre qual a motivação que está te levando a buscar essa mudança, e quando identificar procure um profissional que possa lhe guiar nessa transição, estar preparado emocionalmente é essencial para que você não se frustre, e faze-lo sozinho sempre é um caminho mais demorado para alcançar seus objetivos.

Nunca é tarde para se aventurar e fazer o que te faz feliz, os produtos da Claudia Brandao Home estão disponíveis através desse link.

Não se esqueça de seguir o @estilodepoisdos40 no instagram!

Espero que tenham gostado, até a próxima!

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um Comentário