Bem-Estar Fitness Mulheres Psicologia Saúde

MULHERES QUE INSPIRAM: A INSTRUTORA DE YOGA E CRIADORA DO MÉTODO HATHA VINYASA, CAMILA REITZ, FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA QUE MUDOU A VIDA DELA

11/06/2020

Com o fechamento de academias e o confinamento, as pessoas tem procurado alternativas para preencher o tempo e manter uma rotina saudável de exercícios dentro de casa, entre as atividades físicas que mais bombaram nesse período está a Yoga.

A prática dos Asanas (nome dado as posturas da yoga) não necessita de equipamentos, pode ser feita em espaços pequenos e promove um profundo relaxamento muscular, auxilia na respiração fortalecendo os pulmões e envolve técnicas de meditação que promovem o bem-estar tanto físico quanto mental.

A instrutora de Yoga e mulher inspiradora de hoje, Camila Reitz, sabe melhor do que ninguém o poder desses benefícios, ela iniciou o seu caminho na Yoga aos 18 anos, foi até a Índia 3 vezes para se aprofundar no tema, criou o método Hatha Vinyasa que é um estilo dinâmico e fluido que une as técnicas milenares do Hatha Yoga. Atualmente Camila já conta com 25 anos de experiência na área e junto com uma equipe de professores ela ministra aulas no seu espaço Studio Hatha Vinyasa Yoga em Florianópolis.

Confira a entrevista:

1. O que te despertou para o caminho do Yoga?

Iniciei minha jornada no Yoga aos 18 anos quando terminei a escola e fui em busca de uma atividade para movimentar o corpo e também suprir a necessidade de uma compreensão maior sobre a vida. Fui em busca de uma filosofia de vida que me respondesse sobre questões existenciais.

2. Quando começou a prática, super jovem, o que te fez ser assídua e nunca mais largar?

O Yoga me trouxe uma relação mais harmônica com o meu corpo, minha mente e minhas emoções. Desde que iniciei não parei de praticar e estudar pois, sempre me senti muito bem após cada aula, após cada prática. O Yoga sempre me ensina algo novo, é um caminho de transformação e crescimento constante.

3. Você viajou, aperfeiçoou a prática com professores no Brasil e Mundo e criou o método Hatha Vinyasa Yoga, pode contar pra gente de onde veio sua inspiração para o método?

A metodologia do Hatha Vinyasa Yoga foi desenvolvida através da minha experiência pessoal com as técnicas milenares de Yoga e com a experiência em transmitir essas técnicas. Percebi qual era a necessidade das pessoas que procuravam Yoga, elas não queriam uma prática parada e nem que fosse muito extensa, ou mesmo cheia de ensinamentos. Precisavam de uma prática completa para movimentar o corpo de forma integral, conectada com a respiração, uma prática que acalma e energiza o corpo e mente. Dentro dessa prática transmitimos ensinamentos que podem ser levados para a vida cotidiana, criando uma atmosfera mais verdadeira e tranquila. É uma prática revigorante, ativa e ao mesmo tempo muito relaxante, é como uma meditação em movimento. E garanto que sempre após a prática você se sentirá muito melhor do que quando começou. Convido todos a se dar a oportunidade de experimentar.

4. Você forma professores de Yoga pelo Brasil, é uma grande responsabilidade para levar isso adiante aos alunos! Qual a sensação?

Ministro curso de formação para professores desde 2003, e ao longo desses anos vim aprendendo muito sobre como preparar praticantes para se tornarem professores. É uma sensação maravilhosa pois tenho relatos muito incríveis de como o curso transforma a vida do aluno e através dessa transformação e das técnicas ensinadas eles se tornam capazes de dividir esse bem com outras pessoas. É quase que um processo natural, que passa pelo autoconhecimento e muito estudo.

5. Quando seu filho tinha 5 meses, o lindo Ravi, você foi diagnosticada com Câncer, qual foi a importância do yoga nessa luta?

A impressão que tenho é que havia praticado 20 anos de Yoga para me preparar para essa experiência. Não foi nada fácil, um susto muito grande por conta do filho tão pequeno, mas os ensinamentos do Yoga me ajudaram a lidar com a aversão ao tratamento e seus efeitos colaterais. Além de me trazer calma e paciência para passar por tudo de forma suave. Naquela época minha fé foi renovada e em momento algum tive pensamentos negativos, só pensava em viver um dia de cada vez. E todos os dias permanecia em cima do tapete de Yoga por 30 minutos, às vezes só chorava conscientemente, sem força para nada. Outros dias fazia uma longa prática e recebia os benefícios. O Yoga foi essencial nesse momento da minha vida, e continua sendo essencial todos os dias.

6. Quais as principais características do Yoga, para a corpo, mente e espírito separadamente?

Não é possível separar corpo, mente e espírito. Somos seres integrais, e o Yoga utiliza técnicas para trazer equilíbrio e tranquilidade em todos aspectos. Trabalha com o corpo e a respiração fazendo uma ponte para mente, que fica mais clara e calma, trazendo uma consciência maior sobre a nossa existência e nosso propósito de vida. Quando fazemos as posturas do Yoga, abrirmos canais de energia pelo corpo e assim levamos consciência para todas as células, para todo o nosso Ser. Quando nos tornamos mais conscientes, somos capazes de fazer escolhas mais alinhadas com nosso espírito. O Yoga é uma filosofia de vida prática que engloba todas as áreas da nossa vida, na verdade não é algo que você faz na sala de aula e volta a fazer somente na próxima aula, mas uma consciência que através do estudo e da prática acaba permeando toda nossa vida, fazendo dela algo mais leve e com propósito.

7. Yoga x Covid: Vivemos uma pandemia, a procura por psiquiatras e terapeutas aumentou muito, pessoas que tiveram alta retornando a tratamentos, pessoas que nunca tiveram tendência a depressão, ansiedade, pânico, tendo sintomas, o consumo de remédios aumentou muito! O que você pode sobre o Yoga como alternativa de tratamento? Sem abandonar o tratamento médico lógico.

O Yoga traz consciência para o momento presente e produz autoconhecimento. Além de suas posturas trabalharem ativando as glândulas endócrinas do corpo. Então é uma ótima ferramenta coadjuvante para ajudar qualquer tratamento de saúde. Principalmente para os transtornos que você cita acima, pois são adquiridos através de uma forma de vida desconectada com a natureza e os ritmos internos. São transtornos que vão sendo criados a partir de um estilo de vida onde a pessoa não para de trabalhar, ou pensar, ou ansiar e viver para fora. O Yoga faz o caminho inverso, voltando o corpo e mente para seu ritmo natural, tornando a vida mais fácil e agradável.

8. Existe alguma contra indicação no yoga?

Todas as práticas podem ser adaptadas a necessidade do aluno. O Yoga é altamente terapêutico e pode ajudar de diversas formas. Temos que lembrar que Yoga não são apenas as posturas, mas exercícios de respiração, meditação, cantos e o estudo da sua filosofia.

9. O que você pode aconselhar ou falar sobre o yoga e mulheres de 40?

Yoga rejuvenesce! E nunca é tarde para começar. Não é necessário uma preparação prévia, a própria prática vai preparando a pessoa. O que é necessário é a força de vontade, o esforço, a calma e a paciência para que essa transformação aconteça. Não existe uma cobrança externa sobre a performance, pois o Yoga é feito da pele para dentro. Às vezes as pessoas começam a praticar e se comparam com pessoas que estão praticando há anos, isso é totalmente errado, pois cada uma tem seu tempo e no seu corpo está escrita a sua história de vida. O Yoga ajuda a reescrever essa história e para isso é necessário empenho e paciência do praticante.

10. Baixa autoestima, insegurança nas mulheres, você acha que o yoga ajuda, já que nos traz a consciência?

Com certeza!!! O Yoga é uma prática de autocuidado, volta toda nossa atenção para dentro, sua filosofia ajuda a trazer a compreensão de que o nosso corpo e a nossa mente são os instrumentos perfeitos para nossa vida na Terra. O Yoga nos ajuda a nos sentirmos bem com que somos, sem a necessidade de sermos diferente do que somos, e isso é autoestima.

11. Uma frase inspiradora do Yoga ou Vedanta

Transforme sua mente e seu corpo em seus aliados através da prática e do estudo do Yoga e sua vida será feliz para sempre. Não existe bem maior do que estar bem consigo mesmo, pois o Universo é um reflexo de quem você é.

Para conhecer mais do trabalho da Camila Reitz acesse www.camilareitz.com.br

Não perca nenhuma atualização siga @estilodepoisdos40

 

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um Comentário