Estilo Moda

Como usar alfaiataria na primavera

12/09/2020

Alfaiataria off whiteConforme a primavera se aproxima, a temperatura sobe e colocamos no fundo do armário as peças pesadas. Não apenas as roupas feitas com tecidos quentes são deixadas de lado, mas também a alfaiataria. No entanto, com algumas dicas básicas, você não precisa deixar de usar alfaiataria na primavera.

Com estrutura marcada, a alfaiataria pode ser considerada como a representação da elegância e do profissionalismo. As peças, antes feitas sob medida por costureiros, passaram por um processo de democratização. Atualmente, também são produzidas em indústrias.

Até 1940, a técnica fazia parte exclusivamente do guarda-roupa masculino, mas Marlene Dietrich muda esse status quando inicia a produção do terninho. Enfim a alfaiataria é popularizada entre as mulheres. Atualmente, os cortes ainda remetem a Wall Street nos anos 80 mas, aliada ao empoderamento feminino, a alfaiataria tem importante papel na quebra de papéis anteriormente estabelecidos.

As peças costumam ser retas, lisas e firmes, feitas com tecidos que sustentam a postura. Garanto que com algumas dicas a alfaiataria pode ser usada na primavera sem a estruturação típica do inverno e sem que a excelência seja perdida.

Modelos diferentes

Sempre que falamos em alfaiataria pensamos em ternos, mas existe um grande número de modelos diferentes. Mesmo que o terninho seja seja amado, os tubinhos podem manter a elegância sem que você passe calor. Eles também quebram o estilo tomboy que já falei aqui no Estilo Depois dos 40.

Blazer xadrez e shorts jeans

As pantalonas e a calça clochard são ideais para quando a altas temperaturas. As duas continuarão em voga na primavera e podem ser utilizadas com diferentes peças superiores, inclusive estampadas. A calça clochard foi tema de um artigo aqui no blog também.

No entanto, o modelo mais falado nos últimos meses é a bermuda de alfaiataria. A tendência se popularizou e é possível que continue nos guarda-roupas por mais algumas estações. Aqui no blog você pode ler um artigo sobre como usar e colocar as pernas para jogo.

Bermuda em alfaiataria

Como mesclar alfaiataria na primavera

Mesclar alfaiataria com outras peças que quebrem a estrutura retilínea pode ajudar a modificar o look na primavera. Babados, renda e cetim dão a leveza e o movimento que podem faltar.

Os sapatos e acessórios também podem mudar todo o outfit. Enquanto salto alto traz elegância, o tênis branco deixa o tom casual, o mesmo com mules e rasteiras. Já as belas bolsas de palha combinam com a estação e com a tendência cottagecore.

Usar suas peças de alfaiataria de formas diferentes também é uma opção. Você pode acinturar um blazer alongado com cinto e utilizar ele como vestido. Nesse caso as curvas te deixam mais feminina e prática.

Alfaiataria e tênis branco

Cores, tecidos e estampas da estação

Adaptar seu look de alfaiataria na primavera pode ser mais fácil pensando no material. Tecidos como poliviscose são mais quentes, enquanto fibra de bambu e linho são leves e retém menos calor, ótimos para dias quentes.

Finalmente, lembre que a alfaiataria não precisa ser neutra. Cores pastel e estampadas trazem leveza e jovialidade ao look. Outro ponto relevante é que isso também ajuda a reter menos calor. Estampas floridas e xadrez são fáceis de combinar com alfaiataria, mas isso depende de seu estilo pessoal.

Alfaiataria em cores pastel

E então, vai dar uma chance para a alfaiataria na primavera? Me conta lá no Instagram @estilodepoisdos40!

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um Comentário