As trends dos anos 80 estão chegando com tudo e, a mistura de cores vibrantes está entre elas. Porém nem sempre é fácil misturar mais de uma cor chamativa no look e ai, entra o color blocking parar nos auxiliar.
O color blocking, em tradução literal é “bloco de cores”, uma ferramenta muito utilizada na moda por quem adora produções vivas, mas não dispensa combinações coesas. A cada estação, essa trend aparece mais forte e original.
Basicamente, o color block é a combinação de 2 ou mais cores sólidas e vibrantes. Essas cores se organizam em blocos, por exemplo, calças de uma cor, blusa de outra, sapato de uma terceira cor.
Essa é uma forma prática de quem ama looks coloridos dar uma chance para o minimalismo já que o color blocking raramente está associado a estampas extravagantes.
Como montar um look com color blocking?
A mistura de cores deve se atentar ao local das cores no espectro, conforme mostra a imagem acima. E o que isso quer dizer?
Você deve escolher dois ou três tons para suas peças, dando preferência a tons com saturações próximas. Assim, cores fortes junto de outras igualmente fortes e cores fracas com fracas.
O ideal é que, mesmo inovando, você tente levar a trend para algo próximo do seu estilo, garantindo personalidade e originalidade a qualquer momento.
Uma dica essencial, para quem está colocando as cores aos poucos nos looks, é apostar em cores pastel, que atraem pouco a atenção de quem está a sua volta.
Além disso, o uso de cores primárias, como: azul, vermelho e amarelo, e o uso de cores neutras também pode oferecer um pouco mais de confiança para quem é iniciante.
Agora, vamos conferir como montar um look com cores análogas e cores complementares. Bem como suas diferenças.
Color blocking com cores análogas:
O color blocking feito com cores análogas, que são aquelas próximas no espectro, tem um efeito, muitas vezes, calmante. Essa definitivamente é uma das formas mais fáceis de começar a colorir o guarda-roupa, apostando em cores que você já sabe que conversam entre si.
Vejamos alguns exemplos:
O color blocking com cores análogas é, basicamente, aquele que muitas vezes fazemos sem perceber. Ele consegue deixar o look muito bonito, na moda e, se você não está tão acostumada a usar cores, ele não irá sair tanto da sua zona de conforto.
Color blocking com cores complementares:
Esse é o color blocking mais fundamental, feito com cores opostas no espectro. Diferentemente das cores análogas, essa proposta acaba tornando o look mais divertido, moderno e complementando a imagem que deseja transmitir.
Color blocking com três cores:
Há também a possibilidade de você combinar três cores, ousando um pouco mais e saindo das combinações que muitos fazem. Geralmente essa combinação consegue transparecer muito bem sua identidade. Além de demonstrarem que você conhece de moda. Alguns exemplos são:
Colorida, porém, sofisticada com o color blocking:
É comum escutarmos que looks coloridos não são sofisticados o bastante, mas isso é um engano. Sendo coordenados, eles carregam elegância em cada peça e, com a ajuda de uma terceira peça, seu outfit pode transitar do dia para a noite. Os acessórios também devem ser considerados, principalmente, se forem grandes e o ambiente for próximo do profissional.
Uma última dica, invista em materiais nobres e de boa qualidade, evite aqueles que não resistem às lavagens ou que possam perder a cor bonita que tinham no momento da compra.
Também é muito importante que você pense em seu guarda-roupa como um todo. Apenas unir cores não o fará completo e pode, até mesmo, dificultar o processo de montagem de looks.
Por esse motivo, analise se o investimento em roupas que fará corresponde ao que gosta de usar e apenas gaste com o que te deixa confortável.
Quer mais dicas como essas? Então me acompanhe no @estilodepoisdos40!