Moda Tendências

Como montar seu armário cápsula com objetividade

02/09/2020

Com o crescimento do minimalismo, a internet como um todo passou a se envolver mais com o que é prioridade. Essa mudança na forma de viver trouxe não apenas uma reavaliação de nossos ideais mas, também, de nossos guarda-roupas. Aos poucos, vemos a volta de uma trend que há alguns anos não parecia possível, o armário cápsula.

Criado nos anos 70 pela estilista Susie Faux, o armário cápsula é um mini guarda-roupa que prioriza a praticidade na vida da mulher moderna. Isso porque integra peças versáteis que combinam com sua identidade pessoal e ajudam a montar looks. 

Popularizado por Caroline Rector do UnFancy, o armário cápsula é mais conhecido na versão com apenas 37 peças. No entanto, não se engane, a trend não dita regras! O guarda-roupa não deve apenas ser moldado ao seu estilo, mas também a quantidade de peças que precisa.

Vantagens do armário cápsula

O armário promete afastar a sensação de sempre usar as mesmas peças mesmo comprando novas já que promove um “giro” no guarda-roupa. Ele tem menos peças e todas que são incluídas são do modelo que você ama.

Considerando que são menos roupas e você ama cada uma delas, o armário cápsula também auxilia no comprometimento com a organização do closet. Confira algumas dicas básicas de como organizar o guarda-roupa na quarentena.

No processo de escolha das roupas você acaba se voltando para si mesma. Pode avaliar suas preferências, seu dia a dia e as atividades que gostaria de realizar, voltando seu foco para o que mais te faz feliz. Esse processo de autoconhecimento é uma vantagem inesperada mas concreta do armário cápsula.

Outro ponto que deve ser pensado é a mudança de estações, trends e até gostos pessoais. Sempre que não gostamos mais de uma peça, esta pode ser retirada do guarda-roupa dando espaço para uma nova. Com isso, você acaba economizando gastando apenas com peças nas quais se sente confortável e que transmitem seu estilo pessoal.

Economia de tempo e energia também são importantes aqui. Um armário com menos roupas fora do seu interesse também significa gastar menos tempo montando looks e energia com a escolha.

Como montar seu armário cápsula

  • Avaliar

A melhor forma de iniciar seu próprio armário cápsula é avaliando seu estilo. Gostos, trabalho e dia a dia moldam seu guarda-roupa, por isso apenas peças funcionais devem estar presentes. Não esqueça que o armário precisa estar de acordo com seu estilo.

Pense em cada detalhe, desde que tipo de peça deve ter até que tecido e corte mais se sente confortável usando.

  • Definir peças

As peças superiores chamam mais atenção por estarem próximas do rosto, o recomendado é que para cada parte de baixo existam 3 partes de cima.

Coerência é o principal aqui, precisa pensar em peças que consiga sobrepor facilmente, isso traz um tom descontraído mesmo aos trajes formais. Aliás, não esqueça que mesmo no guarda-roupa mais simples precisa ter uma peça que eleve o look, um vestido longo ou um blazer são uma ótima escolha.

Não precisa incluir roupas íntimas, pijamas e roupas de banho na sua redução. Nem mesmo acessórios e sapatos, esses itens podem ser o ponto chave na transição de um outfit do dia para a noite, invista naqueles que combinam com seu guarda-roupa.

  • Definir paletas

Deve pensar, também, na definição de paleta de cores. Você pode centrar seu guarda-roupa em duas paletas de cores que conversem entre si e mesclem com facilidade.

Uma recomendação é uma paleta preto e branco e outra bege, mas isso varia de acordo com seu gosto pessoal, se prefere roupas coloridas invista nessas. No entanto, não esqueça que as cores devem conversar entre si e trazer versatilidade para seu closet.

  • Reduzir

A conexão entre minimalismo e armário cápsula vem exatamente desse ponto. A redução das peças não significa ficar presa a poucos itens, mas retirar do seu armário aqueles que não estão dentre as preferências ou que não são tendência. O ideal para um armário cápsula sustentável é manter apenas as peças são usadas numa frequência comum.

  • Investir

Após a redução das peças, invista em roupas que te deixam confortável e nas quais você consiga se identificar.

Invista em peças funcionais, atemporais e básicas. Essa base te deixa confortável para comprar as trends do momento sem que todo seu guarda-roupa se torne inutilizado em apenas 3 meses.

As peças coringas são uma ótima opção também, aqui no blog existe um ótimo artigo com 10 peças essenciais no seu guarda-roupa e depois dos 40.

Precisa avaliar o quanto custa e o quanto vale uma peça e, principalmente, priorizar materiais de boa qualidade, com tecidos nobres e resistentes. Evite o impulso de comprar roupas excessivamente baratas e de pouca duração, não valem o investimento. Também evite comprar em excesso, a chance de que as roupas fiquem muito tempo sem uso no armário e se tornem datadas é grande.

  • Brinque!

Se divirta com suas peças. Prove diferentes combinações, monte looks com sobreposições para cada momento e diferentes ocasiões, olhe no espelho e até mesmo tire fotos.

Quando suas roupas mesclam e combinam perfeitamente você pode antecipar outfits para cada atividade e nunca sentir que está mal vestida.

Não precisa, necessariamente reduzir seu armário cápsula em tamanho. Incluir apenas o essencial para que possa expressar seu estilo e sua personalidade sem sacrificar o tempo do que é essencial traz praticidade.

Quer mais dicas sobre e outros assuntos sobre moda? É só me seguir nas redes sociais @estilodepoisdos40 e falar comigo.

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um Comentário